A magia da Broadway

00597_venue_portrait_large

Sim, a Broadway é mágica. É tudo aquilo que vimos e lemos por ai e mais. Ela nos fascina quando estamos andando do lado de fora, passando por cada um de seus teatros, com filas nas portas e cartazes que anunciam espetáculos pra todos os gostos, e do lado de dentro – depois da difícil escolha do que assistir – as peças nos emocionam e fascinam de uma forma única.

O teatro da Broadway é um dos mais prestigiados do mundo (ficando na lista ao lado do teatro do West End, de Londres). Os espetáculos mais famosos lotam sempre mesmo estando em cartaz há anos. Mas se você consegue um ingresso e tem a oportunidade de prestigiá-los, você entende o motivo pelo qual eles são tão apreciados e concorridos. Difícil é escolher o que assistir entre tantas opções interessantes.

The Phanton of the Opera  

Minha primeira escolha foi o clássico dos clássicos. Em cartaz desde 1988 (quando eu estava nascendo), o musical é grandioso e de arrepiar o espectador. Os artistas são magníficos, a música, a orquestra e o poder vocal dos atores são arrebatadores. Os cenários, a montagem, absolutamente tudo impressiona provando que não é a toa que a peça é um clássico dos clássicos da Broadway.

the-phanton-of-the-opera-francine

The Lion King

Minha segunda escolha. Primeiro porque sou da geração Rei Leão e cresci assistindo ao VHS do Simba, Timão e Pumba; segundo porque absolutamente todo mundo que assiste fala bem da produção em cartaz desde 1997. E realmente, além da história em si que é linda, a produção da peça é espetacular. A peça mantém de alguma forma o lúdico do desenho animado já que os personagens são todos pessoas de cara limpa que “carregam” seus personagens animais, trabalhando muito com a imaginação do espectador. O Zazul e o Timão são os melhores! Eu adorei, mas confesso que não me emocionei (embora 99% das pessoas que assistam à peça chorem). Acho que faltou algo pra tocar mais fundo em mim.

the-lion-king-francine

Finding Neverland

Eu quase não fui e teria me arrependido pra sempre. Eu tinha um cupom de desconto pra peça (abaixo dou mais dicas sobre descontos nos ingressos) e tempo livre, então resolvi arriscar e Finding Neverland, que está engatinhando na Broadway – estreou em 2015, acabou sendo a que mais me encantou, envolveu e emocionou das três que assisti. Chorei que nem uma criancinha e sai do teatro tão emocionada que peguei o metrô errado pra casa. A história é linda, a música é forte e doce ao mesmo tempo, os efeitos especiais são de arrepiar, o elenco é ótimo…sou só elogios e das três que assisti é a que mais indico para as pessoas. Até hoje quando ouço qualquer uma das músicas da peça eu me arrepio de lembrar das cenas. Muito, muito lindo!

finding-neverland-francine

Dicas

O preço dos ingressos variam demais! Tendo alguns que começam nos US$40 e alguns que chegam aos US$ 500. Tudo depende, claro, do lugar em que você quer sentar, do dia e da época do ano (por exemplo, na semana entre o Natal e o Ano Novo o valor dos ingressos aumenta!), do elenco (se tiver algum famoso muito famoso, você pode ter que desembolsar uma boa grana para vê-lo atuando) e da forma como você compra o ingresso.

No site oficial da Broadway, os preços são os mesmos que nos guichês dos teatros. No entanto, normalmente online os lugares com valores mais baixos são identificados como “esgotados”. Mas se você for até o guichê você vai ver que ainda existem ingressos disponíveis para esses lugares mais em conta.

Vale a pena desembolsar uma “pequena” fortuna para assistir seu espetáculo dos sonhos da região da “orquestra” (a área que fica no mesmo nível do palco)? Na minha humilde opinião, não há necessidade. Os lugares no mezanino são excelentes. Você realmente consegue ver bem e ouvir perfeitamente. Então você pode economizar um pouco e ainda assistir outra peça, em vez de só uma em um lugar mais caro.

Ainda sobre os ingressos, alguns deles são vendidos no guichê da TKTS (na Times Square – a mais lotada-, em South Street Seaport e em Downtown Brooklyn), com preços promocionais (alguns que passam dos 50% de desconto). Nesses guichês você compra ingressos apenas para sessões que serão exibidas no mesmo dia da compra. A fila dura horas em algumas ocasiões e pode ser que ao chegar sua vez já não tenha mais ingressos para a peça que você planeja ver. Mas como os descontos compensam, se você estiver com algum tempo livre, vale a pena arriscar.

Muitas vezes enquanto você estiver andando pela Times Square você verá algumas pessoas entregando panfletos dos espetáculos da Broadway. Minha dica é: PEGUEM! Em muitos casos pode ser que não sejam simples panfletos falando sobre a peça e sim cupons de desconto que te permitem evitar a fila da TKTS e comprar ingressos até pela metade do preço no guichê do próprio teatro. (Para quem estiver estudando em NY, ou hospedado em alguns hotéis, há também cupons de desconto oferecidos por estes estabelecimentos. Vale sempre dar uma perguntada.)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s