Parques de Nova York

Todo mundo sabe que Nova York é uma selva de pedra. Mas uma coisa que sempre me fascinou por lá é que, mesmo com arranha-céus de tirarem o fôlego e um skyline maravilhoso, a Big Apple tem também centenas de parques espalhados por todas as regiões. Esse mix de cidade com tantas áreas verdes (dependendo da época do ano, claro) é uma das coisas que mais me encantam. Porque num minuto você está andando por aquele aglomerado de prédios, lojas, bares e restaurantes, mas basta você querer se refugiar em algum lugar mais “relax” e então você está em algum dos seus muitos parques, sentada em um banco ou deitada na grama, curtindo a natureza.

Por isso, no post de hoje, vou falar um pouquinho sobre alguns dos parques de Nova York que eu conheci.

Central Park

O primeiro que conheci e o que mais frequentei foi o famoso Central Park. Meu refúgio favorito nos dias em que eu buscava mais calmaria e quando queria apenas ficar deitada no gramado lendo um livro.

Com toda sua pompa, é impossível não se apaixonar, assim como é impossível não se perder lá dentro (mesmo com um mapa na mão). Mas deixe-se perder! O parque é lindo e essas rotas não planejadas sempre nos garantem belos caminhos, lembranças e fotos.

Alguns dos principais pontos turísticos são The Pond, Central Park Zoo, The Mall, Bethesda Terrace, Cherry Hill, Strawberry Fields, Bow Bridge, Alice In Wonderland, Shakespeare GArden, Belvedere Castle, Great Lawn e Reservoir. Mas existem muitos outros. Para saber exatamente a localização dessas e de outras atrações, o Central Park tem centrais de informação que fornecem mapas gratuitos para turistas.

central-park 1

central-park 2

central-park

Washington Square Park

O Washington Square Park está mais para o que chamamos aqui no Brasil de “praça”. Ainda assim, se tornou um dos meus lugares favoritos em Nova York. Por causa da sua localização, e por ficar bem ao lado da NYU (New York University), ele está sempre cheio e com pessoas dos mais variados estilos possíveis. Eu ia para lá sempre que queria dar uma desacelerada e curtir essa mistura tão típica de NY. Também associo muito o parque a música. Todos os parques têm músicos se apresentando, mas como esse é menor, onde quer que você esteja você poderá apreciar o talento de alguém que está ali mostrando seu trabalho – e nunca ouvi um músico ruim tocando por lá.

washington-square-park

Brooklyn Bridge Park

Pra quem está à procura de uma bela vista do skyline de Manhattan, o Brooklyn Bridge Park é o lugar ideal. Além de áreas com gramado onde o pessoal fica deitado descansando depois de atravessar a Brooklyn Bridge ou simplesmente passando o tempo, há também uma área com bancos bem à beira do rio Hudson. Para quem gosta de assistir ao pôr do sol o passeio por ali no final da tarde é obrigatório!

brooklyn-bridge-park

brooklyn-bridge-park 2

brooklyn-bridge-park 1

Prospect Park

Uma surpresa maravilhosa no Brooklyn (que já é um lugar incrível). Perto do museu, do jardim botânico e do zoo do Brooklyn, o Prospect Park é um Central Park fora de Manhattan. Gigante e quase tão lindo quanto o parque mais famoso de NY. Fiquei simplesmente apaixonada quando o conheci.

prospect-park 2

prospect-park

Battery Park

O Battery Park também não é assim um parque exatamente. Tem algumas áreas verdes onde o pessoal relaxa, mas a parte mais bacana é a calçada (eu chamo de orla porque a região é bem parecida com a orla das praias aqui no Brasil) à beira do rio Hudson, onde o pessoal corre, faz caminhada ou simplesmente fica sentado nos bancos apreciando a vista. Também é um dos meus lugares favoritos para assistir o pôr do sol.

battery-park

Wave Hill

Wave Hill fica no Bronx, em Riverdale, e é um parque “fechado” muito frequentado pela comunidade que mora naquela região. Para entrar, você paga uma pequena taxa de admissão (alguns dias e horários são gratuitos – é só conferir a programação no site do parque), mas vale muitíssimo o passeio. O lugar é incrivelmente lindo, fica de frente pro rio Hudson, tem cadeiras espalhadas pelos gramados e algumas áreas repletas de flores.

wave-hill

Bryant Park

O Bryant Park fica atrás da Biblioteca Pública de Nova York. Confesso que não passei muito tempo por lá. O parque tem mesinhas sob a sombra das centenas de árvores onde o pessoal que trabalha naquela região – e os turista, claro – senta para fazer um pit stop na hora que bate a fome, além de um gramado central onde o pessoal tira um cochilo sob o sol.

bryant-park

High Line

O High Line é um parque bem diferente construído em antigas linhas suspensas de metrô. Ele  é bem extenso, mas não muito amplo. Está sempre lotado! Tem bastantes plantas e espreguiçadeiras supergostosas pra descansar (em vez dos grandes gramados tão frequentes nos parques da cidade), além de ter duas vistas superbonitas, tanto para Nova York como para Nova Jérsei. (Não deixem de experimentar o sandwich cake de red velvet que vende nas barraquinhas que ficam no parque!)

high-line 1

high-line

Flushing Meadows–Corona Park

O Flushing Meadows–Corona Park parque fica no Queens. Também conta com um zoo e com um museu. Eu acabei indo conhecê-lo mais para o fim da minha viagem, o que significa que já era inverno, portanto ele estava meio vazio e com as fontes desligadas. Mesmo assim, é um parque bem grande e muito bonito. Bastante conhecido pelo monumento “Unisphere”. Também tem um “teatro de arena” bem bonito.

corona-park

Em Nova York algumas coisas mudam de acordo com a estação do ano. Com os parques isso também acontece. Por exemplo, no inverno, muitos dos gramados e lagos são “ocupados” por pistas de patinação no gelo. As fontes param de funcionar e são esvaziadas. Já no verão, são dadas aulas gratuitas de yoga, por exemplo, além de outras atividades.

O site NYC Parks traz uma lista completa com todos os parques de Nova York e detalhes das temporadas. Tem como achar por nome, por localização, entre outras opções. E basta clicar no que você quiser para ler mais informações sobre o que você vai encontrar por lá.

E a revista Time Out fez uma lista com os 10 melhores parques em Nova York que pode ajudar quem está com dúvida na hora de escolher.

3 comentários sobre “Parques de Nova York

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s