Velha Infância

idosos baloesSentei na mesa ao lado de um casal de idosos no parque. Eles já estavam de saída. Ela levantou primeiro e, com palavras, fez uma brincadeira tão carinhosa com ele que foi quando comecei a prestar atenção ao casal. Não me lembro das palavras, mas pensei na hora que fossem “velhos” amigos. Ela ficou parada em pé o esperando e sorrindo ao observá-lo, enquanto ele colocou seu banquinho de plástico sobre um leve morrinho de grama logo atrás de si e começou a escorregar no banquinho e a rir. Eu comecei a rir junto e ele disse “Sabe o nome disso? Criancice. Não tem nada de senil. Todo mundo é criança. Isso é que faz a gente feliz”. E eu concordei. “É a criança dentro de nós que nos mantêm vivos e alegres.” Ele concordou, me desejou um bom final de semana e partiu, de mãos dadas com a senhora, sua esposa, que eu havia imaginado ser apenas uma amiga, os dois sorrindo, leves, em paz.

“As crianças, inconscientemente, sabem que a vida é coisa muito frágil, feito uma bolha de sabão. (…) Por isso, o que nos resta fazer é abraçar o que amamos enquanto a bolha não estoura.” (Rubem Alves)

Como é bom quando a idade não nos torna pessoas datadas, pensei. Quando reconhecemos que não importa o tanto de compromissos na agenda, a quantidade de cabelos brancos na cabeça, o número de rugas de preocupação que os anos depositaram em nossos rostos, ou a data em nosso RG, o que importa é não deixarmos a nossa criança interna morrer. Ela nos mostra que a vida é leve, o peso está em nossos olhos. Melhor ainda se ao nosso lado estiver um grande amigo, um grande amor, capaz de rir das nossas criancices, de brincar junto conosco e no fim darmos as mãos ao caminharmos juntos nossos passos lentos e arrastados pelo corpo desgastado das quedas de bicicleta, dos escorregões no quintal com sabão, dos tombos no chão depois de um ataque de coceguinhas…pela idade, que não deve jamais nos fazer esquecer que podemos – sim – sermos todos crianças.

Um comentário sobre “Velha Infância

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s