Sem Spoilers: filmes de janeiro

O Homem Bicentenário

Homem BicentenárioTítulo Original: Bicentennial Man

Gênero: Comédia / Drama / Fantasia

Direção: Chris Columbus

Ano: 2000

País de Origem: EUA / Alemanha

Sinopse: Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai apresentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. Assim começa a saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.

“Isto fica feliz em ser útil.”

Um dos meus filmes favoritos e, na minha opinião, um clássico, “O Homem Bicentenário” conta a emocionante história do robô Andrew e sua incessante luta pela humanização. Com uma interpretação excepcional de Robin Williams, que mistura muito bem o drama à comédia, a história, baseada na obra de Isaac Asimov, é simples, leve, mas com um alto teor de reflexão e transformação. Super indico!

Muito Bem Acompanhada

the_wedding_dateTítulo Original: The Wedding Date

Gênero: Comédia / Romance

Direção: Clare Kilner

Ano: 2004

País de Origem: EUA

Sinopse: Há 2 anos, Kat Ellis (Debra Messing) foi abandonada no altar. Agora sua irmã, Amy (Amy Adams), está prestes a se casar e terá como padrinho de casamento justamente seu ex-noivo. Decidida a demonstrar ter superado o abandono, Kat contrata Nick Mercer (Dermot Mulroney) como seu acompanhante no casamento. O que Kat não esperava era que Nick conquistasse a simpatia de sua família, demonstrando ser um genro perfeito e objeto de desejo de qualquer mulher. Aos poucos ela nota que a relação que possui com Nick, que era para ser de fachada, torna-se cada vez mais séria.

Clichê, mas completamente envolvente. Assisti por acaso, sem grandes expectativas e me surpreendi muito com uma história sensível, divertida, cheia de charme e romance fofo. Além de ótimas atuações e uma trilha pra lá de agradável, com destaque para Michael Bublé, Alphaville (Forever Young), The Cure, James Brown e The Corrs. Adorei e vale a revisão.

Alta Fidelidade

high_fidelityTítulo Original: High Fidelity

Gênero: Comédia / Drama

Direção: Stephen Frears

Ano: 2000

País de Origem: EUA / Reino Unido

Sinopse: Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de música beira da falência, pois apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música pop, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que se torne uma pessoa mais madura.

Este filme estava na minha lista há muuuuuito tempo e só ouvia boas críticas, o que deixou minha expectativa lá em cima. Não me decepcionei totalmente, mas achei cansativo até a metade. Depois flui bem. Baseado na obra de Nick Hornby, trata de amor e desamor de forma madura, realista, sem clichês e com uma ótima e nostálgica trilha sonora, já que os personagens principais trabalham numa loja de vinis. E, como uma apreciadora de listas, adorei a mania deles fazerem Top 5 de tudo, rs.

Última Viagem a Vegas

last-vegasTítulo Original: Last Vegas

Gênero: Comédia

Direção: John Turteltaub

Ano: 2013

País de Origem: EUA

Sinopse: Billy (Michael Douglas), Paddy (Robert De Niro), Archie (Morgan Freeman) e Sam (Kevin Kline) são amigos desde a infância e hoje são senhores de idade. Quando Billy, o solteirão do grupo, decide enfim pedir em casamento sua namorada de trinta e poucos anos, ele e os amigos resolvem viajar até Las Vegas para reviver a juventude e curtir uma tremenda despedida de solteiro. O que eles não imaginavam é que a Las Vegas atual seria bem diferente da cidade que eles conheceram décadas atrás.

Astros de Hollywood reunidos em uma comédia que entretém. A história é boa, mas o que desperta interesse mesmo são as ótimas atuações e a química entre o quarteto, que arranca ótimas risadas e mostra que amizade não tem prazo de validade.

Pequenos Príncipes

les_petits_princesTítulo Original: Les Petits Princes

Gênero: Comédia / Drama

Direção: Vianney Lebasque

Ano: 2013

País de Origem: França

Sinopse: JB tem dezesseis anos e é a maior promessa de uma escolinha de futebol. Habilidoso com a bola nos pés, ele precisa equilibrar a competição, as amizades, as rivalidades e seu interesse em Lila, uma jovem artista. Além disso ele tem um segredo, que se revelado pode pôr tudo a perder.

O cinema francês vem me conquistando dia após dia e dessa vez não foi diferente. Um ótimo drama, baseado numa história real, com um jovem protagonista que conquista do início ao fim e nos faz acreditar nos nossos sonhos.

Flores de Aço

steel_magnoliasTítulo Original: Steel Magnolias

Gênero: Drama / Romance

Direção: Kenny Leon

Ano: 2012

País de Origem: EUA

Sinopse: Um remake contemporâneo do clássico do cinema. A história narra a extraordinária amizade de seis admiráveis mulheres do Sul dos Estados Unidos, que sempre estão lá para enfrentarem juntas os triunfos e tragédias da vida.

Não sou muito fã de filmes com a Quinn Latifah, mas estava passando e deixei rolar, pois o título me chamou a atenção. Me surpreendi muito! A nova versão do filme, de 1989, é inspiradora e muito emocionante. Agora quero muito ver o clássico, com Julia Roberts, Sally Field e Shirlley MacLaine.

Álbum de Família

album-de-familiaTítulo Original: August: Osage County

Gênero: Drama / Comédia

Direção: John Wells

Ano: 2013

País de Origem: EUA

Sinopse: Barbara (Julia Roberts), Ivy (Julianne Nicholson) e Karen (Juliette Lewis) são três irmãs que são obrigadas a voltar para casa e cuidar da mãe viciada em medicamentos e com câncer (Meryl Streep), após o desaparecimento do pai delas (Sam Shepard). O encontro provoca diversos conflitos e mostra que nenhum segredo estará protegido. Enquanto tenta lidar com a mãe, Barbara ainda terá que conviver com os problemas pessoais, com difíceis relações com o ex-marido (Ewan McGregor) e com a filha adolescente (Abigail Breslin).

Falando em Julia Roberts…. WOW! Que atuação em “Álbum de Família”, ao lado da sempre incrível Meryl Streep. Um drama familiar realista, com um roteiro e diálogos espetaculares e um elenco grande em todos os sentidos. Um conflito de gerações e segredos de uma família que se reencontra depois de algum tempo e precisa lidar com problemas decorrentes da dependência de álcool e medicamentos, depressão e câncer. Com cenas fortes, verdades ditas na cara e a sensação de que, por mais que critiquemos nossos pais, somos muito mais parecidos com eles do que pensamos ou queremos admitir. Uma história difícil, que toca em muitas feridas pessoais, mas que convivência familiar é fácil, né!? Recomendadíssimo. 🙂

Nebraska

nebraskaTítulo Original: Nebraska

Gênero: Drama / Comédia

Direção: Alexander Payne

Ano: 2014

País de Origem: EUA

Sinopse: Woody Grant (Bruce Dern) é um homem idoso que acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolve ir a pé até a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David (Will Forte) resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. Só que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não só da família como também de parte dos habitantes da cidade.

Bonito, sensível, engraçado e cativante. Que filme bom de assistir! Em meio à melancolia em preto e branco, nos aproximamos facilmente desses personagens e queremos lutar junto com eles, entre um sorriso e um aperto no coração, onde nada é previsível. Uma lição de vida. Um longa que nos faz voltar no tempo, mas que é atemporal. Adorei!

O Diário de Carson Phillips

O diário de Carson PhillipsTítulo Original: Stuck By Lightning

Gênero: Drama / Comédia

Direção: Bryan Dannelly

Ano: 2013

País de Origem: EUA

Sinopse: Carson Phillips (Chris Colfer) quer realizar o sonho de se tornar um jornalista de sucesso e editor-chefe da revista literária The New Yorker, mas morre atingido por um raio. A partir desse fato, ele conta, em flashbacks, sua empreitada de chantagear outros estudantes de sua escola para entrar na equipe de sua revista literária de colégio e ajudá-lo a realizar seu sonho.

Um filme simples, sem destaque nas atuações, mas com uma mensagem interessante sobre a busca de sonhos, com diálogos reflexivos e realistas. A história é baseada no livro do próprio Chris Colfer, que também roteirizou o longa. Ponto pra ele pela essência da obra, mas deixou a desejar na interpretação do protagonista.

Pelos Olhos de Maisie

MaisieTítulo Original: What Maisie Knew

Gênero: Drama

Direção: Scott McGehee e David Siegel

Ano: 2014

País de Origem: EUA

Sinopse: Em meio ao conturbado divórcio dos pais, Maisie (Onata Aprile), uma garotinha de sete anos, tenta entender o que se passa. De um lado a mãe, Susanna (Julianne Moore), uma estrela do rock. Do outro o pai, Beale (Steve Coogan), um influente galerista. Unindo os dois, a menina, que logo descobre um novo significado para a palavra “família”.

Um bom filme sobre relações familiares conturbadas, sob o ponto de vista de uma criança. Um olhar inocente que tudo vê, mas que não é vista, que é deixada de lado. O filme me chamou a atenção pela presença de Julianne Moore, que eu adoro, mas que neste filme tem um papel secundário e diferente. Onata Aprile, a protagonista que dá o nome ao filme, conduz bem seu papel, mas não me conquistou tanto assim. O final, apesar de inverossímil, é agradável.

SemSpoilersCarolWerner

Anúncios

4 comentários sobre “Sem Spoilers: filmes de janeiro

  1. Juh, eu sou beeeeem insistente quando se trata de filmes, assisto cada coisa até o final sempre na esperança de que vai melhorar! rs Sinceramente não lembro de ter desistido de algum! Mas esses foram tranquilos, foquei nas atuações de um e nos sonhos do outro. 😉

  2. Desses aí, só vi o primeiro e já tem tempo! Engraçado foi a referência de futuro, né? Imagina que em 2005 a gente ia ter robôs em casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s