{Teatro} Caros Ouvintes – A revista da radionovela brasileira

caros-ouvintes

Fui ao MASP no dia 23 de agosto assistir à peça “Caros Ouvintes – A revista da radionovela brasileira”. Escrita e dirigida por Otávio Martins, o espetáculo retrata a ameaça que as radionovelas sofreram, na década de 1960, com a chegada da TV ao Brasil, um risco também a carreira dos atores que à época não viam perspectivas diante da novidade audiovisual.

Jpeg

Com um cenário e efeitos sonoros impecáveis e atores dando um show de atuação, somos convidados a voltar no tempo e ver como era feita uma novela de rádio em uma época em que não havia tecnologia alguma para produzir efeitos sonoros. Além disso, a peça ainda está muito bem ambientada em relação ao tempo em que se passa, fazendo referências à ditadura militar e retratando a situação política da época.

caros-ouvintes-1

Mais do que isso, a peça, que se passa no estúdio da rádio, durante o último capítulo da radionovela “Espelhos da Paixão”, que será transmitido ao vivo, conta também a história de cada personagem: Vicente (Petrônio Gontijo), Conceição (Natália Rodrigues), Wilson Nelson (Rodrigo Lopez), Eurico (Alex Gruli), Ermelinda (Agnes Zuliani), Vespúcio (Alexandre Slavieiro), Leonor (Amanda Acosta) e Péricles Gonçalves (Eduardo Semerjian).

caros-ouvintes (1)

Além de Petrônio Gontijo, de quem sou fã incondicional, dois personagens e atores que me chamaram atenção e foram responsáveis por boa parte das risadas que dei ao longo do espetáculo (e você ri do começo ao fim!) foram Eurico (Alex Gruli), que arrasa no papel do sonoplasta da radionovela levando aos ouvintes aquilo que eles não podiam ver, e Leonor (Amanda Acosta), que além de ter uma voz incrível como cantora de jingles comerciais da rádio, faz um papel divertidíssimo.

kako-OhQ2Qodk4cvObEYv (1)

“Caros Ouvintes” conta com uma revista complementar ao que vemos no palco – e que inclusive faz parte da peça em si – com uma apresentação dos personagens, uma fotonovela, entrevista, uma breve história da era do rádio, receitas, propagandas, piadas, passatempos, canções escritas e até mesmo um espaço para autógrafo dos personagens dessa radionovela.

Sinopse: Caros Ouvintes é uma comédia sobre o começo das telenovelas, visto sob o olhar dos atores que faziam sucesso nas radionovelas. Na década de 1960, quando os aparelhos de televisão começaram a fazer parte das casas brasileiras, o público começou a prestar atenção não somente na voz dos personagens, mas também em sua imagem. Assim, muitos atores que faziam sucesso no rádio começaram a temer a TV: muitos galãs eram gordinhos e carecas, muitas mocinhas já eram senhoras. Na comédia Caros Ouvintes, a ação se passa numa das últimas emissoras a produzir radionovelas. O elenco prepara uma grande apresentação ao vivo, para depois se despedir do público em um palco armado do lado de fora da rádio.Vicente (Petrônio Gontijo), o produtor da radionovela, mantém com a atriz Conceição (Natallia Rodrigues) um caso amoroso que entra em colapso quando ela é chamada para estrelar uma telenovela. Empenhado para que o último capítulo seja impecável, Vicente conta com a absoluta lealdade e profissionalismo do sonoplasta Eurico (Alex Gruli) e do locutor Wilson (Rodrigo Lopez). Vespúcio (Alexandre Slaviero), o publicitário, quer que o casal romântico da rádio repita a dose na telenovela que seu cliente irá patrocinar, despertando ódio em Péricles Gonçalves (Eduardo Semerjian), um ex-galã, Ermelinda Penteado (Agnes Zuliani) e a cantora decadente Leonor Praxades (Amanda Acosta). A série de atritos é desencadeada quando o anúncio de que o patrocinador passará a produzir telenovelas vem à tona, colocando em risco o final da radionovela.

 

“Caros Ouvintes” fica em cartaz no Grande Auditório do MASP até 14 de dezembro.

Sextas, às 18 e às 21 horas | Sábados, às 21 horas | Domingos, às 19h30

Ingressos: de R$30 a R$50

Onde comprar: Ingresso Rápido

Mais informações: http://www.carosouvintes.baoba.art.br/

 

Anúncios

3 comentários sobre “{Teatro} Caros Ouvintes – A revista da radionovela brasileira

  1. Esses comentários maravilhosos só nos fazem ter ainda mais vontade de assistir a este espetáculo!!! E devo ser sincera: Vamos dividir essa grande admiração e carinho que temos pelo Petrônio Gontijo eternamente pois eu também tirei minha “carteirinha de fã incondicional” por ele há muito tempo!! Em breve vou conferir todas essas dicas aqui e com certeza voltarei mais apaixonada ainda!!! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s