Look up – Desconecte-se

 

Quando vi esse vídeo fiz questão de compartilhar. Foi como um desabafo. Ele é incrível por ser extremamente real e profundamente triste. Ele expressa um lamento que há algum tempo não sei como colocar pra fora.

Nos últimos tempos tem me incomodado cada vez mais sair com pessoas e, em algum momento, todos estarem conectados. Ou então estar conversando com alguém e a pessoa finge que ouve enquanto não tira os olhos de alguma tela. Não sou inocente. Também tenho meus momentos. Mas isso não faz com que eu ache a situação menos incomoda.

É como se as pessoas não estivessem satisfeitas com o momento em que estão vivendo ao seu lado. Parece que quando um assunto acaba, ninguém é capaz de pensar em nada e então preferem fazer qualquer outra coisa online. Sinceramente, na minha opinião, é quase como se dissessem “eu preferia não estar aqui”.

Não vou fazer campanha pelo fim da internet nos dispositivos móveis. (Seria a primeira a cair na minha própria armadilha.) Até porque acredito que elas têm suas funções em todos os momentos. Portanto, não é que você não possa tirar uma foto com seu celular enquanto janta com os amigos e postar no Instagram. Mas deixa pra ver o feed depois. Aquela mensagem que você recebeu no WhatsApp precisa mesmo ser respondida agora? Não pode esperar? E você já passa tanto tempo do seu dia no Facebook, porque desperdiçar um momento no qual você tem companhia para saber quais foram as últimas atualizações publicadas?

Acho que tudo é uma questão de saber usar. É (re)aprendermos a usar nossos celulares, redes sociais e cia. É estar conectado com o agora, com o real, e deixar o virtual para depois. Vamos deixar as redes sociais para nos atualizar de coisas que não estão nos sendo ditas, ou para nos comunicar com as pessoas quando elas não estiverem ao nosso lado. Vamos usar a tecnologia, que é uma excelente ferramenta para aproximar pessoas que não podem estar fisicamente conosco, para nos comunicarmos quando não estivermos acompanhados. Vamos olhar pros lados, ver quem passa pela gente, conhecer gente nova de verdade. Chega de vida virtual 24 horas por dia. Aceite esse desafio com você mesmo. Afinal…

 rede social

3 comentários sobre “Look up – Desconecte-se

  1. Concordo plenamente com você! Também sou culpada e admito, mas isso também está cada vez me incomodando mais e mais. E é exatamente isso que você falou, parece que quando pegamos o celular queremos expressar “não estou confortável aqui” inconscientemente. Por mundo onde os celulares são deixados de lado, não as pessoas!!

Deixe uma resposta

