Janeiro em resumo: livros

Vinha percebendo que estava lendo muito rápido e prestava pouca atenção às palavras. Eu entendia a história, mas não dava tempo para que elas entrassem em mim efetivamente.

Por isso, decidi começar a ler mais atenciosamente e posso dizer que isso, com certeza, melhorou a qualidade da minha leitura.

Mesmo assim, janeiro foi um bom mês, com muitas histórias novas. Afinal, não sei se foi apenas impressão minha, mas esse mês parece ter durado uma eternidade.

Vamos ao que interessa: livros do mês.

1. “O Céu Está em Todo Lugar”, Jandy Nelson

O_CEU_ESTA_EM_TODO_LUGAR_1310138447P

Confesso que até agora não sei exatamente o que senti ao ler este livro. Foi uma leitura muito rápida devido à intensidade do meu envolvimento com a história, ao mesmo tempo que não foi algo tão impactante de forma mais geral. Acho que me apaixonei mais pela diagramação do livro e pelos detalhes de suas páginas do que pela história em sim, muito embora eu tenha gostado bastante de tudo o que li.

2. “Graveminder”, Melissa Marr

Graveminder

Esperava mais desse livro do que ele é de fato. Estava ansiosa por essa leitura já que ele é recomendado pela Charlaine Harris, autora da série Harper Connelly Mysteries (que eu amo!) e achei que eles tivessem histórias semelhantes. Embora ambos falem sobre seres humanos lidando com pessoas mortas, “Graveminder”  tem um suspense mais leve e paira um pouco na categoria de distopia. Já a série da Charlaine é mais investigativa.

O livro também entrou pra minha lista de “inglês do mês”, já que decidi que nesta ano lerei pelo menos 1 livro em inglês por mês. Mas para quem se interessar, ele já foi publicado no Brasil com o título de “A Guardiã”.    

3. “Noites Italianas”, Kate Holden

NOITES_ITALIANAS_1379515699P

Esse livro é um romance autobiográfico em que a autora conta seus passos em busca de si mesma e de um amor verdadeiro depois de abandonar as drogas e a prostituição. Como já havia lido – e adorado! – o primeiro livro dela, “Na Minha Pele”, fiquei bastante interessada em ler este que nos permite conhecer um novo e diferente (mas talvez nem tanto) lado da vida de Kate. Eu indico mais para quem já leu o primeiro livro dela e se afeiçoou pela autora. Como um livro solto, sem conhecimento prévio do que ela já viveu, talvez ele seja meio desinteressante.

4. “A Outra Vida”, Susanne Winnacker

A_OUTRA_VIDA_1374151336P

Com esse livro aconteceu o oposto do que aconteceu com “Graveminder”. Minhas expectativas eram muito baixas, já que não sou muito fã de distopias e nem de “zumbis” e me surpreendi positivamente. Tudo nele se encaixa perfeitamente e não há exageros – considerando um livro de ficção, claro. Em minha resenha, disse que o livro é “redondo”, sabe como? Quando tem um começo, um meio e um fim que fazem do livro um todo bem construído? Considerei esta minha melhor leitura do mês.

5. “9º Julgamento”, James Patterson e Maxine Paetro

9_JULGAMENTO_1386978501P

O livro faz parte da série “Clube de Mulheres Contra o Crime”, que é a minha favorita do autor. Na história, acho que pela primeira vez, não existe um suspense sobre os criminosos. Não há aquele jogo de adivinhação. Pelo contrário. Sabemos desde o começo quem são os responsáveis pelos crimes que estão na mira da sargento Lindsay Boxer e acompanhamos durante toda a leitura seus passos ao mesmo tempo que acompanhamos os passos da polícia. Além de dois casos bastante interessantes, deixamos de tentar adivinhar quem são os culpados para pensar em como toda essa trama vai terminar.

2 comentários sobre “Janeiro em resumo: livros

  1. Fran… pelamordedeus!!! Não consigo deixar de me surpreender com a quantidade ( e qualidade) de livros lidos, considerando que vc dorme (e muito) à noite…rs.

    Adorei a capa de “Graveminder”, odiei o título “Noites Italianas” e vão pra lista “A Outra Vida” e toda a série “Clube de Mulheres Contra o Crime”. =D

Deixe uma resposta

