Devagar

people always leaveNo ano passado, fui a uma palestra com o escritor Ignácio de Loyola Brandão e ele disse: existe um movimento no mundo que chama devagar. Ele não precisou dar mais detalhes, mas ficou claro para quem o assistia que ele aderiu a esse movimento.

Desde então, toda vez que reparo no quanto venho vivendo com pressa, lembro dele falando isso.

 

Faço tudo tão correndo, que muitas vezes nem me lembro do que fiz, devia ter feito ou devo fazer. Estamos no automático. Estamos indo depressa demais.

Às vezes no trânsito, outras no trabalho, enquanto estou lendo e até mesmo nas horas de lazer me pego a 100 por hora, correndo para dar tempo de fazer mais coisas no menor tempo possível com a ilusão de que assim, talvez, sobre mais tempo para fazer mais coisas.

Vejo minha vida passando tão rápido que não dá tempo nem mesmo de curtir momentos tão esperados, porque quando dou por mim, eles já passaram. É então que penso em Ignácio de Loyola Brandão e tento ir devagar. Por (poucas) vezes até consigo, mas como é difícil!

Ir devagar é sentir a vida enquanto ela passa e conseguir observar detalhes, sentir as pequenas coisas que nos tocam. É tirar tudo do pensamento enquanto se ouve a chuva cair, é reparar no sol nascendo ou se pondo, é ver uma criança brincando com um cachorro, sem medo, é sentir o cheiro do perfume de alguém que passou do seu lado. É levar mais de 10 minutos para almoçar e conseguir sentir o gosto da comida, é conseguir raciocinar sobre o texto que você está escrevendo de forma a conseguir se lembrar dele depois. É memorizar cada momento vivido. Viver.

Nem sempre dá para aderir ao movimento em meio à correria inevitável dos dias de hoje. Mas sempre que for possível, vou lembrar de viver devagar até que isso se torne rotina.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s