O livro da vida

pessoas

Geralmente tenho um livro comigo. E quando não, gosto de prestar atenção nas histórias da vida real. Sim, isso significa que eu sou uma daquelas pessoas viciada em conversas alheias.

Geralmente, isso acontece quando estou sozinha. Na sala de espera de algum consultório; na porta de algum lugar enquanto espero alguém me buscar; no cinema, enquanto o filme não começa; numa fila de banco ou na padaria. Até mesmo quando estou acompanhada, em bares, restaurantes e lanchonetes – que confesso são os melhores lugares para prestar atenção na conversa dos outros, porque você passa mais tempo e tem a chance de saber uma parte maior da história daquelas pessoas.

Às vezes uma pessoa te chama atenção logo de cara, às vezes presto atenção em mais de uma pessoa, às vezes busco ao redor até achar alguma história interessante.

O casal na mesa de trás, que não fala nada, mas troca carinhos. A mãe que insiste para que o filho escolha suco em vez de refrigerante. A mesa de amigos, com umas seis pessoas que parecem não se ver há algum tempo. Enquanto uns falam de trabalho, outros falam de viagens, outros de namoros. A mulher que fica no telefone enquanto o namorado vai ao banheiro. E o cara sozinho que, para disfarçar o silêncio da falta de companhia, passa o tempo todo batucando na mesa com as mãos – até que a comida chega e ele finalmente para com o batuque irritante.

Todos pagam suas as contas, outras pessoas chegam e se sentam nos lugares onde, antes, estavam meus primeiros personagens da noite. Gente que vem, gente que vai, caminhos que se cruzam aleatoriamente ou não. Pessoas que vão se reencontrar. Gente. Pessoas com passado, presente e futuro.

E então, rapidamente eu penso na vida de cada uma daquelas pessoas fora dali, fora do lugar onde eu roubei um pouquinho de suas histórias. Penso nelas até que eu me concentre em uma nova pessoa, em uma nova história, em uma nova página do livro chamado vida.

Deixe uma resposta

