Resenha – “4 de Julho” de James Patterson e Maxine Paetro

Sinopse: Lindsay Boxer é uma policial exemplar. Chefe do Departamento de Homicídios da Polícia de São Francisco, a tenente recebeu várias medalhas e menções honrosas durante seus 10 anos de serviço. Ao fim de um cansativo dia de trabalho, Lindsay se encontra com Claire Washburn e Cindy Thomas num bar. As três amigas compõem o Clube das Mulheres contra o Crime, grupo que tenta solucionar os casos ocorridos na cidade. Após alguns drinques, a tenente recebe uma ligação do inspetor Warren Jacobi. Ele acaba de localizar um veículo suspeito, visto na cena de um crime. Em poucos minutos Lindsay está no carro de Jacobi, cruzando a cidade na cola de um Mercedes preto. Depois de uma longa perseguição, a abordagem policial acaba fugindo do controle. Os dois adolescentes que estavam no carro reagem, descarregando suas armas contra a dupla de policiais. A tenente atira em legítima defesa, mas o resultado é uma menina morta e um garoto tetraplégico. Lindsay é acusada, entre outras coisas, de má conduta profissional e se vê num lugar que nunca imaginaria ocupar: o banco dos réus. Será o fim do Clube das Mulheres contra o Crime? A jovem advogada Yuki Castellano conseguirá provar a inocência da tenente? Enquanto aguarda o julgamento, Lindsay decide passar uma temporada em Half Moon Bay. Mas a pacata cidade vem sendo palco de crimes brutais e a polícia parece não fazer nada. Mesmo de licença e fora de sua jurisdição, a tenente resolve investigar os assassinatos, com a ajuda de Claire e Cindy. Para sua surpresa, ela encontra ligações entre aquelas mortes e um caso ocorrido 10 anos antes, que ainda é uma mancha em sua carreira. O Clube das Mulheres contra o Crime é uma das melhores séries de suspense de todos os tempos. Escrito de maneira ágil e envolvente, 4 de Julho comprova por que os livros de James Patterson sempre chegam ao topo das listas de mais vendidos nos países onde são publicados.

 

Geralmente enquanto leio um livro já vou, mentalmente, planejando minha resenha. Mas confesso que não esperava que minha opinião final sobre “4 de Julho” fosse ser tão diferente da opinião que tive do livro em geral.

Sempre gostei de histórias de suspense e investigação com mulheres no papel principal, no entanto, embora eu estivesse gostando de “4 de Julho”, eu não estava vendo nada demais nele. Estava inclusive achando um pouco entediante até chegar ao final, quando fiquei realmente impressionada com o desfecho. De boca aberta mesmo. E eu estou falando bem do finalzinho, lá pela página 190, o que comprova que uma única cena é capaz de mudar TUDO e fazer o livro todo valer a pena.

Lindsay é tenente da polícia de São Francisco até que vira réu após matar uma jovem e deixar um garoto para sempre em uma cadeira de rodas. Ela então é temporariamente afastada da polícia enquanto seu caso é julgado. Enquanto isso, ela resolve passar uns dias na casa da irmãem Half MoonBay, quando uma série de homicídios começa a chegar aos olhos dos moradores da pequena cidade.

Mesmo afastada da polícia e fora da sua jurisdição, Lindsay não consegue evitar se envolver com os casos que têm uma grande semelhança com um caso não resolvido da tenente de 10 anos atrás.

Apesar do livro não te levar a ficar suspeitando de um ou de outro perosnagem o tempo todo, você acaba desconfiando de algumas pessoas e se surpreendendo com o ou os culpados. Até mesmo o resultado do julgamento de Lindsay é meio inesperado (será que estou falando demais?).

Então, quando você acha que o livro vai terminar sem uma solução ou então que aquela “monotonia” é tudo, ai vem o choque.

Não vou entrar em mais detalhes para não estragar a história. Mais eu diria para quem se dispuser a ler “4 de Julho”: o livro é pequeno e com capítulos curtíssimos, além de muito bem escrito, o que facilita a leitura. Então, corra até chegar ao final e então saboreie o desfecho do livro, que é muito bom.

Título Original: 4th of July

Título Nacional: 4 de Julho

Autor: James Patterson e Maxine Paetro

Lançamento: 2011 (original: 2005)

Páginas: 224

Categoria: Suspense, Policial

Editora: Arqueiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s