“A Linguagem das Emoções” de Paul Ekman

O livro “A Linguagem das Emoções” veio junto com o sucesso da série “Lie to Me”. Mas no papel você não vai conferir casos que foram desvendados a partir da leitura de microexpressões como acontece na série.

O livro é na verdade uma aula (básica) para que qualquer um de nós possa entender um pouquinho mais sobre esse mundo teoricamente invisível onde se escondem as emoções.

O cientista Paul Ekman, que é consultor da série “Lie to Me”, conta no livro “A Linguagem das Emoções” suas experiências durante os anos de pesquisa sobre microexpressões.

Ele fala sobre tristeza, angústia, raiva, medo, surpresa, aversão, desprezo, emoções agradáveis entre outras coisas, e ainda te possibilita testar seus conhecimentos com um teste que vem no final do livro.

Apesar de ser resultado de um trabalho “científico”, a linguagem utilizada pelo autor é bastante simples e de fácil entendimento, além das imagens que ilustram o que está sendo dito e facilita ainda mais a compreensão. Portanto, leigos – como eu – no que diz respeito à linguagem comportamental conseguem entender e até mesmo aprender um pouco sobre o assunto.

Além de “ensinar” a ler microexpressões, Paul Ekman nos ensina o que fazer com isso. Você está conversando com águem e percebe que em algum momento essa pessoa demonstra raiva. E ai, o que você faz com essa informação? Bem, ele dá algumas orientações.

Outro ponto que achei interessante no livro é a parte em que ele dá algumas dicas de como identificar os seus próprios gatilhos emocionais e como responder às emoções antes mesmo que elas aflorem. Você está no meio de uma discussão e você percebe que vai chorar embora não queira que isso aconteça. Ele dá algumas dicas para você se conhecer e interpretar seus sentimentos antes que o choro venha à tona.

E claro, como fã de “Lie To Me”, o ponto alto do livro é o capítulo sobre mentiras, onde o autor apresenta alguns sinais claros que podemos observar para saber se uma pessoa está mentindo ou não.

Mas não pense que só de ler “A Linguagem das Emoções” você vai virar um Cal Lightman (“Lie To Me”) e sair por ai acusando as pessoas porque você viu que ela disse uma coisa e fez outra. Afinal, como o próprio Paul Ekman diz “Qualquer um que afirma categoricamente que alguém está mentindo está mal orientado ou é um charlatão” (pág. 232) .

Sinopse: O controle das nossas emoções não é algo que aprendemos rapidamente. Para a maioria é um conhecimento pessoal que se adquire com a maturidade. Mas e se pudéssemos antecipar esse aprendizado sobre nós mesmos? E se, melhor ainda, aprendêssemos a identificar esses sinais nos outros? Aprenda com A linguagem das emoções a compreender melhor nossos sentimentos e a transformar o círculo de emoções ao seu redor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s