“O ano da leitura mágica” de Nina Sankovitch

Depois que a irmã de Nina morre vítima de um câncer, ela se sente perdida e se questiona constantemente se não poderia ter feito algo para evitar aquilo, se não podia ter aliviado o sofrimento da irmã e por que ela deveria continuar vivendo se a irmã não pode mais. Diante do grande sofrimento que Nina passou a viver com a perda de Anne Marie, ela se impõe um auto-desafio para tentar entender, aceitar e aguentar aquela perda: ler um livro por dia durante um ano e escrever sobre esses livros em uma página criada na internet.

Assim, citando alguns dos vários livros lidos em sua maratona e repassando para seus leitores as passagens de alguns deles, Nina vai contando a história da vida dela e de sua família.

Para gostar do livro é preciso se apegar às passagens e citações marcantes em “O ano da leitura mágica” que não vai muito além.

A história da vida de Nina e da família dela acaba tomando mais espaço no livro do que o que realmente me levou a lê-lo: o ano de leitura dela. Terminei a minha leitura e pensei: mas e ai, foi só isso? Ela leu um livro por dia, por um ano, e aprendeu que as lembranças são a melhor forma de lidar com a ausência física da irmã – “Uma fuga, férias, a redescoberta de lembranças.” (p.175) – mas, se ela foi bem sucedida em seu ano de leitura, se conseguiu encontrar o que ela procurava colocando em prática esse auto-desafio, como escritora Nina deixa a desejar com um livro um tanto quanto vago e cansativo. Vale à pena, no entanto, pelas inúmeras citações que o leitor consegue tirar do livro e pela mensagem final: faça algo que você gosta e que te dá prazer, pare um pouco essa correria louca do cotidiano para fazer algo que você ama, para viver. (p.211)

“Somos aquilo que gostamos de ler e quando admitimos que adoramos um livro, admitimos que este livro representa verdadeiramente algum aspecto do nosso ser.” (p.99)

 

Sinopse: Um desafio: ler um livro por dia durante um ano. Você aceita? Essa foi a promessa que Nina Sankovitch fez a si mesma. Após perder a irmã mais velha para o câncer, e embora precisasse cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços que fazem parte do cotidiano de uma grande família, Nina cria uma jornada para si mesma: ler um livro por dia durante um ano inteiro. Nesse verdadeiro sonho literário, nossa heroína descobrirá que o ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia. O ano da leitura mágica também conta a história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro ruidosos filhos, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam a cozinhar e a limpar a casa; e Anne-Marie, sua irmã mais velha e inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo em seus últimos momentos de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s