“Xadrez” de Fabiane Ribeiro

Antes de mais nada, devo dizer que “Xadrez” provocou uma transformação em mim. Além da tocante história contada no livro, acho que o fato de eu ter algum mínimo contato com a autora, Fabiane Ribeiro, me envolvi ainda mais com todos os detalhes do livro, me permitindo voltar a acreditar em algumas coisas que deixaram de fazer parte da minha vida há algum tempo.

Não vou entrar em detalhes porque não vem ao caso e é muito pessoal, mas espero que cada um que leia o livro retome seus sonhos, sua fé, sua esperança e aprenda a valorizar os pequenos detalhes que às vezes passam despercebidos.

“Eu tenho descoberto que em meu peito cabe toda a fé do mundo. É como se não houvesse limites quando queremos acreditar em algo de todo o coração.” p.136

Anny é uma menina de oito anos que tem que lidar com a ausência constante dos pais que levam uma vida profissional misteriosa e muito agitada, o que não permite que estejam com a menina sempre, indo visitá-la apenas aos fins de semana até que nem mais os sábados maravilhosos que Anny passa ao lado dos amados pais lhe são permitidos.

Então Jefferson, pai de Anny, paga para a professora da menina ficar com ela durante sua ausência. A mudança para a pequena casa de Jane e Hermes transforma a vida de rainha da garota em um inferno onde ela passa a viver como prisioneira.

Anny tem que limpar a casa, só pode fazer duas refeições por dia, não tem direito a ver TV, ouvir rádio e nem mesmo de se sentar no sofá, não pode dirigir a palavra aos moradores da casa, precisa se proteger do frio congelante com uma manta pequena e fina, insuficiente para aquecê-la, entre muitas outras maldades por parte Jane.

Diante disso, Anny mantém como companheiros apenas uma ovelha de pelúcia, Tiara, e um lindo jogo de xadrez de cristal que dá vida a toda a história.

Apesar de tudo de ruim que acontece à vida de Anny, a garota não perde as esperanças e a fé. Segue cuidando de um lindo jardim na tentativa de trazer alegria para a nova casa e nunca desiste de ser uma pessoa alegre.

É em meio a tudo isso que a menina conhece pessoas especiais e se torna uma pessoa especial transformando vidas cinzas em um bonito jardim cheio de amor e de sonhos até se tornar uma jovem com um mundo inteiro para ocupar.

Personagens muito bem construídos, cenário muito bem trabalhado, ótimo trabalho de pesquisa histórica, rico em detalhes, excelente livro.

“Xadrez” é delicado e intenso, sensível e extremamente tocante.

Uma história linda e emocionante sobre amor, amizade, família, sonhos e fé.

Sinopse: Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s