“Um Dia” de David Nicholls

Um ano em um dia por 20 anos.

“Um Dia” é uma linda história de amor e amizade entre Emma e Dexter contada uma vez por ano durante 20 anos.

Uma história que parece bastante real diante das situações vividas e contadas no livro, o que permite ao leitor se identificar bastante com algumas situações (quem nunca se perguntou ‘E agora?’ depois de uma formatura?). Bem, eu sou a Emma, mas outras amigas que leram já me disseram a mesma coisa, e acho que esse é um dos motivos pelos quais a história é tão boa: podia ser você. E essa característica, essa sensação de “real” me fez criar muitas expectativas quanto ao final.

Várias vezes, quando encerrava um capítulo ou quando parava a leitura me questionava sobre como seria o final da história. Com um formato diferente de tudo o que eu já vi/li, fiquei em dúvidas se o final seria clichê, ou algo de cair o queixo. Nem uma coisa, nem outra. O final é sim inesperado, porém nem um pouco positivamente surpreendente.

Mas é só a minha opinião e claro, não vou falar demais aqui já que a história como um todo é muito linda e vale a pena ser lida.

Deixo para vocês, só um “gostinho” do que você vai encontrar pela frente.

Dexter e Emma se conhecem na noite de formatura da faculdade, justo quando ambos estão prestes a seguir caminhos distintos. Ao longo dos anos eles se encontram e se correspondem contando cada um sobre sua vida, o que têm feito, o que querem fazer, como estão e você, leitor, fica sabendo disso sempre no dia 15 de julho de cada ano. Com sonhos e ideais, os passos de “Dex e Em, Em e Dex” se cruzam e se separam ao longo de toda história, mostrando as trilhas que os personagens pegam para se descobrirem e descobrirem o que querem da vida, o que os faz feliz…É uma busca por eles mesmos.

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

 

PS: muito em breve vamos poder conferir a história também no cinema, com Anne Hathaway e Jim Sturgess. Mas, ATENÇÃO: NÃO veja o trailer se você pretende ler o livro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s